Mesa de luz e mesa de espelho na educação infantil

 

 

 

 

 

 

Inovações da Linha Educar, a mesa de luz e mesa de espelho são duas ferramentas para a criança desenvolver a criatividade e espírito crítico em suas descobertas. Os móveis foram criados com base na premissa pedagógica de Reggio Emilia, um movimento liderado pela cidade italiana após a Segunda Guerra Mundial que prega o protagonismo da criança na educação.

Para a pedagoga Ana Tereza Naspoline, os móveis vão de encontro com suas descobertas no campo da educação. “Um material pedagógico infantil deve oferecer às crianças possibilidades, chances para brincar, relacionar coisas, explorar o ambiente, levantar hipóteses, criar redes de aprendizados e de diálogos entre as crianças e entre elas e os professores. A mesa de luz e de espelho no espaço pedagógico das escolas de educação infantil ensinam e instigam, desafiam e encorajam, fascinam e entusiasmam as crianças.”  

Além de estimular a curiosidade e permitir que a aprendizagem ocorra com prazer, a mesa de luz e a mesa de espelho, são dois elementos básicos para desenvolver a linguagem relacionada aos conceitos da física, que, nesse momento, ocorrem como vislumbres. “Elas permitem que a criança desenvolva conexões mentais para outras aprendizagens presentes e futuras. Entre os conceitos com os quais a criança entra em contato a partir dessas duas ferramentas estão: luz, sombra, penumbra, projeção, cores, transparência, sobreposições, raio de luz, feixe de luz, fonte de luz, meio transparente, meio opaco, reflexão, refração, lentes, entre outros”, conclui Naspoline.

Criar novas experiências, fortalecer e estimular a vivência em grupo e contribuir para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças são os alicerces da criação da Linha Educar.  

Entre em contato e confira  como a  criatividade e praticidade estão presentes em todos os nossos móveis e acessórios.